QUE TIPO DE TERRENO É VOCÊ?

Os quatro tipos de pessoas que encontramos no mundo
O que queremos ser?
Quem queremos ser?
A vida é o resultado de nossas escolhas.
 (Mateus 13:23) - Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
           Às vezes lemos a bíblia, mas não entendemos o que esta escrito, embora sabemos  que a bíblia é um livro narrativo, porem o fato de ser um livro narrativo não tira da bíblia o seu valor aplicativo.
O que eu chamo de valor aplicativo?
           Eu chamo de valor aplicativo,  as narrativas que são verdadeira luz para quem quer viver sob a orientação do autor da bíblia, embora a bíblia  tenha sido escrito por mãos de homens, é inegável que Deus é o autor da bíblia. Deus é o autor da bíblia.
          Quero ressaltar que luz na bíblia significa “conhecimento”       
          “Portanto toda vez que se lê “luz” na bíblia dependendo do texto ou do contexto, a palavra luz vai ter a conotação de ‘conhecimento”.
         Fica claro então que quem não tem o conhecimento, esta em trevas “escuridão”.
        Mas quem tem o conhecimento esta na luz,
        Veja o que Jesus vai dizer em (João 8:12) -  Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Veja, terá a luz da vida.
Toda pessoa bem sucedida na vida ela é vista como uma pessoa que tem conhecimento “ uma pessoa iluminada”
          E neste mesmo texto ele vai dizer no verso 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
         Veja que aqui aparece a palavra conhecimento,
         E o conhecimento aparece aqui como o meio para a libertação,
        Ou seja; Jesus esta dizendo que a libertação, ou a liberdade da alma vem através do conhecimento, mas conhecer a verdade.
       Não basta ter o conhecimento, e preciso ter o conhecimento da verdade.
         Aqui em Mateus capitulo 13; Jesus esta sentado a beira do mar, e como sempre as pessoas se juntavam para ouvir seus ensinamentos.
         E Jesus gostava de usar acontecimentos do dia a dia, a mensagem de Jesus era simples ao alcance do povo.
        Jesus falava de semeadores, pescadores, coisas que fazia parte da vida do povo.
       A mensagem do evangelho do reino é simples.
         Quem prega o evangelho, prega pra gente simples como nós.
          E naquele dia, naquele momento,  Jesus começou a contar a parábola do semeador.
          Jesus disse que o semeador saiu a semear.
         E durante a sua semeadura ele foi lançando a  semente, e a semente, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante,  E outra caiu entre espinhos, E outra caiu em boa terra.
       Talvez quando você Le este texto, você vai imaginar que Jesus esta falando sobre um agricultor,
       Você pode pensar que Jesus esta contando uma historia um conto, ou ele esta falando de algum agricultor conhecido.
         Foi exatamente isto que muita gente que esta ali ouvindo Jesus entendeu.
         As pessoas ali ouviam as palavras de Jesus, e imaginavam que ele estava contando uma história.
       Talvez seja assim que você lê a bíblia, Como uma história.
Só que por traz dessa história, há verdades que você precisa descobrir.
          Por traz de cada história contada por Jesus, existem mensagens que para os que conseguem entender o que Jesus esta querendo dizer, o resultado é mudança extraordinária na vida dos que entendem.
           A preocupação de Jesus sempre foi provocar mudanças na vida de seus ouvintes.
           E eu acredito que o que você vai ouvir aqui agora, pode provocar mudanças profundas em sua vid, e essas mudanças só dependem de você para acontecer em sua vida.
            Jesus usa um fato bem conhecido de todos. primeiro Ele fala que um agricultor, ou um semeador com queira, sai a semear sua semente, ele saiu semeando, não escolheu onde semear, apenas saiu semeando.
         Segundo Ele vai dizer que durante a semeadura daquele semeador, que não  escolhia onde semear, mas apenas semeava, a semente vai cair em quatro tipos de terrenos
a)   Uma parte caiu num tipo de terreno classificado como, “beira do caminho”.
b)  Outra parte da semente caiu num terreno classificado como “pedregais”
c)    Outra parte da semente caiu num terreno classificado como “espinheiros”
d)  Mas uma parte da semente caiu num terreno classificado como “boa terra”.
          O próprio texto vai explicar, se você atentar bem para o que esta escrito, você vai entender que Jesus esta falando sobre quatro tipos de pessoas que existem no mundo.
Aqui Jesus dividiu as pessoas em quatro grupos, e Jesus esta generalizando, aqui podemos  entender que Jesus esta falando sobre todas as pessoas,Jesus divide o mundo em quatro grupos, ate porque Jesus vai afirmar que o campo, ou as terras onde o semeador esta semeando é o mundo.
(Mateus 13:38) - O campo é o mundo;
            Lembra que La no inicio eu falei que;  A vida é o resultado de nossas escolha, pois é, com certeza você faz parte de um desses quatro grupo, com certeza, você esta em um desses grupos, não tem como esta fora desses grupos.
Mas o interessante é que você pode escolher que grupo você pode pertencer.  a) grupo, pé do caminho b) grupo, pedregais c) grupo espinhos d) grupo boa terra, em qual desses grupos você esta?
         Conhecendo-nos, eu já sei a resposta de todos, todos vão dizer que estão no grupo, boa terra, ninguém quer esta no grupo pé do caminho, nem no grupo pedregais, e nem no grupo espinho, todos querem esta no grupo “boa terra” esse grupo é o melhor grupo.
           O grupo boa terra, prospera, 100, 60 e 30, mas o interessante é que, não basta dizer eu pertence a este grupo, os que pertencem a este grupo, o grupo boa terra, tem as características mencionadas por Jesus.
Jesus disse que existem os quatro grupos, e ele vai dizer quem são os que compõem estes grupos, vamos então falar sobre a característica das pessoas que compõe estes grupos, e na medida em que as características forem sendo anunciada, você vai saber em que grupo você esta.
            E conforme você for ouvindo sobre as características de cada grupo, você poderá escolher a que grupo você quer pertencer. lembre se, você pode escolher que grupo pertencer, mas para pertencer de fato ao grupo escolhido você tem que se encaixar no perfil do grupo, não adianta dizer que pertence, é preciso ter as características inerentes ao grupo. muitas pessoas se enganam, dizem; eu pertenço ao grupo tal. dizer pode dizer; pertencer mesmo é que é o complicado.
            1º grupo - pé do caminho, quem são as pessoas que pertence a este grupo.....
           Jesus começa a explicar aos seus discípulos e dizer a eles quem são as pessoas que pertencem a este grupo, Jesus vai dizer o seguinte;
(Mateus 13:19) - Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
               Veja; a pessoa vem a igreja, ou em qualquer outro lugar, ela ouve a palavra de Deus, mas ela não entende, meu irmão, se você esta ouvindo a palavra de Deus e não esta entendendo, peça ajuda do Espírito santo, pra você entender, tem pessoas que a palavra esta sendo falada, e ela não esta entendendo, mas ela não liga pra isso, ela ignora. não, não pode ser assim, é perigosa não entender a palavra de Deus, Isso sem contar às pessoas que na hora da palavra de Deus, elas saem, vão beber água, vai ao banheiro, vão conversar La fora, ou estão aqui dentro, mas a cabeça ta lá longe, e o crente que alguns chamam de creste  girafa, o corpo esta dentro da igreja, mas a cabeça ta lá fora. e o crente celular, esta sempre desligado ou fora de área. não ouve a palavra, não entende, não recebe, se não recebe, não tem nada. você precisa entender a palavra, porque se você não entender, veja o que vai lhe acontecer. Jesus disse;  a pessoa não entendendo, vem o maligno e arrebata a palavra que foi semeada no coração daquela pessoa. o maligno vem e arranca, cata, tira a palavra que foi semeada no coração da pessoa, Você esta entendendo?
            Preste atenção, se você vem a igreja, ouve a palavra, mas não entende, e daí a pouco você já nem se lembra mais da palavra. e porque o maligno já arrancou a palavra de dentro de você. você é do grupo do pé do caminho. mas você pode mudar de grupo hoje, Pede pra Jesus lhe ajudar a entender a palavra,Ele vai te ajudar.
b) o segundo grupo  pedregais, quem são estas pessoas?
(Mateus 13:20) - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Olha só que interessante, Jesus esta dizendo que este grupo de pessoas, ouve a palavra e logo recebe com alegria, são aquelas pessoas que vem a igreja, ou em qualquer outro lugar, ouve a palavra e ficam alegres, recebe com alegria, sai contando pra todo mundo, olha que palavra maravilhosa, o pregador esta inspirado, ou cheio de Deus, mas Jesus vai traçar um perfil dessas pessoas com uma planta sem raiz, o que acontece com a planta sem raiz, ela é de pouca duração,  logo, logo vai perder o entusiasmo.
Jesus disse;
(Mateus 13:21) - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; Interessante Jesus ressaltar que essas pessoas não têm raízes em si mesmo, são pessoas que vivem da experiência alheia, só dá testemunho dos outros.
só conta benção dos outros, ela mesma não tem experiências, você precisa ter experiência própria com Deus,você precisa ter raís em você mesmo, chega de contar experiências dos outros, sabe o que acontece com essas pessoas, Jesus diz aqui no versículo 21,
E, chegada à angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofendem;
Quando vem a prova, o momento difícil, essa pessoa não tem experiência própria, ela não suporta. quantas pessoas abandonam Jesus na hora da prova, essas pessoas que assim procedem, pertence o grupo dos pedregais, mas você pode mudar de grupo hoje. você pode passar a ter experiências tremendas com Deus.
c) terceiro grupo de pessoas – espinhos
Quem são essas pessoas?
Jesus vai dizer;
 (Mateus 13:22) - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
          Irmão; tem pessoas assim, ou não tem?  pessoas que  ouvem a palavra, porque a palavra é pregada a todas as pessoas, em todos os lugares, todos ouvirão falar dessa palavra, alias um dos sinais da vinda de Jesus, é o evangelho do reino pregado nos quatro cantos da terra, todos ouvirão falar da palavra de Deus, Deus não é injusto, no dia do juízo, ninguém poderá dizer que não ouviu a palavra, Deus não julgará ninguém injustamente, hoje, agora eu estou falando pra todos aqui, Todos estão me ouvindo, a palavra de Deus esta sendo anunciada aqui ,agora, Tomara que todos vocês estejam lendo esta palavra, e que esta palavra esteja entrando no coração de todos vocês, é o meu desejo, mas eu só posso pregar esta palavra,  desejar e pedir a Deus que todos vocês sejam beneficiados por estarem recebendo  esta palavra, mas eu não posso obrigar vocês a nada.

           Mas Jesus esta qualificando as pessoas que ouvem a palavra, mas as preocupações com a vida, com as riquezas,  sufocam a palavra e a palavra não produz fruto na vida dessas pessoas como espinhos.
           Jesus deixa claro que a palavra de Deus produz fruto na vida do homem. em (Mateus 7:24) Jesus disse- Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente,inteligente,  que edifica  a sua casa sobre a rocha;
           As pessoas ouvem a palavra de Deus, mas as preocupações com os problemas, as riquezas  dificulta as pessoas a entenderem a palavra de Deus, e então apalavra não pode produzir frutos na vida dessas pessoas,Meu irmão, não te prenda as coisas deste mundo, Não te deixes seduzir pelas riquezas desse mundo, Isso não significa que você vai se submeter a uma vida medíocre, miserável, não, eu não estou falando disso, mas tem pessoas que são fissuradas pelas riquezas, Jesus disse que não devemos ser escravo do dinheiro, ser escravo do dinheiro é ser dominado por ele, tem gente dominada pelo dinheiro, que por causa dele, comete coisas absurdas, é capaz de matar, perde a vergonha, perde a moral, fica cego, só pensa dinheiro, essa pessoa é um escravo do dinheiro, ela ama o dinheiro, e a bíblia  não disse que o dinheiro é a raiz de todos os males, Esta escrito que o amor ao dinheiro.
É o amor ao dinheiro.
E veja mais o que esta escrito.
(I Timóteo 6:10) - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Quantas pessoas que em busca do dinheiro, em busca do sucesso, estão hoje infelizes, se porventura você esta nesse grupo, você pode sair dele hoje, venha para o quarto grupo.
        e) O quarto grupo de pessoas, e a boa terra.
Quem são as pessoas desse grupo? (Mateus 13:23) - Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
         Veja, a boa terra são as pessoas que ouve e compreende a palavra, não basta apenas ouvir, é preciso ouvir compreender a palavra, compreender também e entender, lembre-se do primeiro grupo "pé do caminho" As pessoas desse grupo ouvem a palavra, mas não entende, o maligno vem e arrebata a palavra que foi semeada no coração. As pessoas boa terra são aquelas que ouvem, compreende, ou seja, entende a palavra, coloca em pratica, Jesus disse que essas pessoas dão frutos na proporção de 30, 60 e 100 por um, Infelizmente a pessoas que ouvem a palavra, entende a palavra, mas não abre o coração para a palavra, essas pessoas também deixam de serem abençoadas, quem sabe você ouviu esta palavra, e se identificou em um dos três primeiros grupo, mas se você quiser você pode passar para o quarto grupo hoje, agora, só depende de você, o quarto grupo é o grupo boa terra, e esse grupo prospera, é abençoado, é o quarto grupo, mas é o grupo dos primeiros, se você entendeu a palavra, você é boa terra.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog