E AI! GUARDAR OU NÃO GUARDAR O SÁBADO?

- Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:12)

       É comum ouvir alguém dizer, e ate mesmo nós afirmamos que Deus não muda; sim, Deus é imutável, e a palavra dele também permanece para sempre, - Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre (I Pedro 1:25), que Deus não muda disso nós sabemos e cremos, mas Deus muda de idéia, alias este é o verdadeiro sentido da palavra “arrependeu-se” mudou de idéia - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração (Gênesis 6:6)

       Esse se arrepender neste texto quer dizer, Deus mudou de idéia, ou seja, a tradução mais correta para não criar confusões sobre o assunto seria, e Deus mudou de idéia em relação a ter feito o homem, poderia citar aqui várias passagens mostrando Deus mudando de idéia.

    Deus não muda em sua essência, seu caráter, Ele é e sempre será o mesmo, Deus nunca mudará, mas a bíblia nos permite entender que Ele muda de idéia, e tanto que mudou em relação à velha aliança.

    No velho testamento “a velha aliança” Deus levantou Moises e através dele, trouxe a lei que guiou o povo ate a vinda de Jesus, De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados, Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio (Gálatas 3:25, 26).

No novo testamento “a nova aliança” Deus “humanizou”

- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1:14).

- Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; em Jesus para nos reconciliar consigo mesmo (Filipenses 2:6,7), então o próprio Deus tomou a forma de humano, veio na pessoa de Jesus, e fica clara as mudanças que houve com a sua presença na forma humana entre nós.

Primeiro – ele veio trazer uma nova aliança

(Hebreus 7:22) - De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.

(Hebreus 8:8) - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

(Hebreus 12:24) - E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

       Veja o que Jesus diz aos discípulos; Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós (Lucas 22:20)

      Veja o que o escritor aos hebreus vai dizer sobre a velha aliança; (Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

(Hebreus 10:9) - Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

        Veja que a carta aos hebreus com diz o titulo “aos hebreus” foi uma carta escrita aos hebreus, na minha concepção o autor da carta é o apostolo Paulo, pois foi Paulo quem recebeu as revelações sobre a graça, Paulo como um legitimo judeu, aluno de Gamaliel, doutor na lei perseguido exatamente por apresentar uma nova idéia de Deus, talvez seja esta a razão de Paulo não assinar a carta, prevendo que os judeus não acreditaria na sua mensagem, na carta escrita aos hebreus Jesus é apresentado como superior a lei de Moises, superior a Moises, superior aos anjos, portanto o cristianismo não tem nenhum relacionamento com o judaísmo, senão vejamos alguns textos biblicos.

Leia o capitulo 15 de atos dos apóstolos com bastante atenção e veja a palavra final dos apóstolos de Jesus em relação guardar a lei.

(Atos 15:24) - Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

Jesus nos libertou da lei

(Gálatas 4:4) - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

(Gálatas 4:5) - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

(Gálatas 4:9) - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

(Gálatas 4:10) - Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

Leia com atenção o capitulo 4 de gálatas, Paulo chama a atenção dos gálatas porque estavam voltando para a velha aliança, e tem muitos crente hoje voltando a velha aliança.

Vamos em frente.

Jesus veio fazer o que eu e você não poderia fazer, A lei era uma divida que nós não poderíamos pagar nunca.

(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

(Colossenses 2:16, 17) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Leia o capitulo 2 de colossenses com atenção.

A inutilidade e a fraquesa da lei.

(Hebreus 7:18, 18) - Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade ,- (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.

Estude carta aos hebreus.

Somos ministros de uma nova aliança.

(II Corintios 3:6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

A letra aqui é a lei de Moises, é só lê a capitulo todo.

A lei era o ministério da morte e transitória.

(II Corintios 3:7) - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

A lei apontava o erro e dava a punição (morte)

(II Corintios 3:6) - porque a letra (lei) mata e o espírito vivifica.

O entendimento de muitos ainda hoje estão endurecido.

(II Corintios 3:14) - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Moises é lido (a lei)

(II Corintios 3:15) - E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

(Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Ninguém vos faça presa (animal de caça)

Rudimentos do mundo (mundo significa sistema) Paulo estava falando do sistema judaico que nada tem haver com o cristianismo.

Leia carta aos colossenses.

Outra hora falaremos mais sobre o assunto.

(Gálatas 4:9, 10,11) - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.

(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Cristianismo não é judaísmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog