O que é e o que não é Graça de Deus.



 Efésios 2: 8 Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.

 - Muitas pessoas por não entenderem bem sobre a graça de Deus acabam por ao invés de viver da graça, vivem longe da graça.
 Mas o que é a graça de Deus? A graça de Deus é a ação do próprio Deus em favor do homem.Vejamos o que a bíblia diz a respeito da situação do homem. (Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Porque e como todos pecaram?

 - Em Romanos 5:12 Paulo diz que - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Ou seja, Deus imputou o pecado de Adão a toda raça humana, Por isso que todos pecaram.  Nenhum ser humano pode se arrogar que não é um pecador, ou que não tem pecado. (I João 1:8) - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Vejamos o versículo 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

 - Sendo assim o homem, agora caído, necessita de um resgate, e é ai que entra o plano redentor do criador. Em João 3:16 lemos que:  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Esta promessa de resgate vem desde a velha aliança, vejamos o que disse o profeta Isaías 11:1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2) E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3) E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4) Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, 5) - E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 

 - Paulo escrevendo sobre esse mesmo assunto a igreja dos Gálatas no capitulo 4:4 ele declara.  Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5) - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.Jesus veio debaixo da lei, cumpriu toda lei e nos livrou do julgo da lei. 

 Quem éramos nós?

 Antes de conhecer o evangelho, e sermos conhecidos por Jesus, éramos filhos da desobediência e por natureza filhos da ira de Deus. Vejamos: Efésios 2:2-3 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.3) Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4) Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5) Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6) E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7) Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 

 - Aqui vemos toda a ação de Deus para nos redimir. É por isso que a palavra afirma que: “pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo”  Ou seja, Deus tira do homem todo poder de fazer alguma coisa para ser salvo. não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo”. Isso é graça, Isso é favor de Deus, Isso é ação salvadora de Deus a favor do homem. Não há nada que você possa fazer para ser salvo. Apenas uma coisa, crer no que ele fez por você. É o que diz Paulo aos Romanos 10:8,9 - Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9) A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Foi a resposta de Paulo e Silas ao carcereiro Em Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. É o que diz Romanos 10:10) Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Quem não é salvo? 

Em I João 2:23 vemos - Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Aqui vemos a simplicidade para sermos salvo.

Três coisas básicas para ser alcançado pela graça de Deus

1º admitir que sou  pecado e preciso da graça de Deus.

- Muitas pessoas acreditam que são pecadoras, mas reconhecem a graça salvadora de Deus, é necessário admitir isto. A graça de Deus é manifestada, ou seja, é colocada a disposição de todos. (Tito 2:11) - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Vejamos, a graça foi manifestada, e esta em concordância com João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. É o que diz I João 1:2 - Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada.

 - Deus manifestou sua graça ao mundo (João 1:11) - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Você crer no nome de Jesus, então você é salvo.

2º crer que Jesus é o filho de Deus enviado para me salvar. 

Em Atos 4:12 lemos: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Filipenses 2:9) - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (João 3:18) - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Foi a resposta de Pedro em Mateus 16:16 - Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

3º crer e aceitar a graça de Deus.

(Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenadoSimples, apenas isto.
Graça é o favor de Deus, a ação de Deus em salvar o homem.

E o que não é graça?

O que não é graça é todo esforço do homem para ser salvo. Vejamos o verso 9 de efésios 2: não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo” Daí as perguntas, então eu não preciso fazer nada para ser salvo? E eu diria!!! Tudo o que você precisa fazer é crer e aceitar a graça de Deus. Reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. (Hebreus 10:8) - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). 9) - Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.10) - Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11) - E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12) - Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.

 - Você precisa crer nesse sacrifício, o corpo de Jesus que foi entregue e o sangue que foi derramado. Vejamos o próprio Jesus declarando isto em Mateus 26: 28 – Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Interessante é que esse versículo de João tem ligação com hebreus. Veja: Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento  ou nova aliança.(Voltemos a Hebreus 10: 9) - Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Ou seja; tira o antigo para estabelecer o novo.ou nova aliança. 

Deus estabelece uma nova aliança

Em Jeremias 31:31 lemos- Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. (32) - Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. (33) - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (34) - E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. 

 - Isaías profetizando sobre esse tempo da graça, vejamos o que diz : (Isaías 43:25) – Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.26) - Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar. 

 - Jesus é o sacrifício.O sacrifício, único, perfeito e eterno que apaga os nossos pecados, e nos coloca como justificados diante de Deus, e não as nossas obras. Se há alguém aqui entre nós lutando pela salvação, eu lhe digo, pare de lutar, pois o que tinha que ser feito pra você ser salvo, Deus já fez através da pessoa de Jesus.Não resta mais nada a fazer senão crer no que ele já fez. Creia no sacrifício de Jesus. Aceite a graça de Deus, o favor de Deus, a ação de Deus a teu favor. 

- Meus irmãos, diante do que falamos aqui esta noite, que não fique nenhuma dúvida em nosso coração sobre aquilo que Deus fez por nós. Nas próximas mensagens, vamos falar sobre os assuntos que são ligados a nossa salvação. Vamos aprender com a palavra de Deus, o porquê fazemos muitas coisas ligadas à salvação.  

Fazemos porque somos salvos, e não para sermos salvos. Como esta escrito em Hebreus 6:9 - Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Há coisas que acompanham a salvação. Jesus disse em Mateus 7: versículo 20 que: pelos nossos frutos somos conhecidos. 

 - Os salvos são conhecidos pelos frutos, pelas obras, pelo comportamento, pelo falar, pelos procedimentos. Essas coisas não são para salvação. Mas os salvos são conhecidos por elas.
 Como eu posso presumir que uma pessoa esta andando no caminho da salvação? Através do seu procedimento. 

Isto não significa que esta pessoa seja um salvo, pois muito se escondem atrás dessas virtudes. Porem todo salvo tem essas virtudes. Não percam os próximos capítulos.

 - Vamos aprender a palavra de Deus e tirar todas as nossas duvidas a respeito da graça de Deus, o favor imerecível de Deus. IMERECÍVEL. Eu não mereço , Você não merece, Ninguém merece, Mas Deus nos salva.

Quero terminar lendo Romanos 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.4) - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.5) - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.



Mensagem ministrada no culto da palavra
Por: Pr Josias de Assis


Cultos

 - Quinta feira as 19:30 - Culto da vitória.
 - Domingo as 09 da manha - Escola bíblica
 - Domingo as 19:00 - Culto de Celebração









A Graça de Deus é a ultima instancia para o homem perdido em seus pecados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog