Você é Abençoado

Deuteronômio 28).
1)- E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2)- E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus.
3) - Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
                        Certo dia Deus aparece a Abraão quando ainda habitava em Ur dos caldeus O SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei, E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn12:1-3). Deus escolhe Abraão para trazer a existência uma nação, um povo que o servisse, que o adorasse como ÚNICO DEUS. Deus queria ter exclusividade com a descendência de Abraão, Abraão aos 99 anos gera Izaque, Izaque gera Jacó, Jacó gera 12 filhos que são os 12 patriarcas, das 12 tribos que formam o povo de Israel. Dos 12 filhos de Jacó o mais novo, José, e vendido por seus irmãos a um grupo de Ismaelitas e levado ao Egito vendido como escravo, de escravo foi para a cadeia, da cadeia para a casa do Faraó, e da casa de Faraó ao governo do Egito. E quando José agora é governador houve fome na terra de sua família, seus irmãos descem ao Egito para comprar alimento são reconhecidos por José que agora é governador com isso a família de José com cerca de 70 pessoas ( Êxodo 1;5 ) passam cerca de 430 anos no Egito (Êxodo 12:41) e quando saem do Egito é uma nação pronta seiscentos mil homens fora os meninos (Êxodo 12:37) veja que o texto só apresenta homens e meninos e não cita mulheres, os judeus tinha esse costume de contar mulheres.
                        Agora Deus tem um povo, uma nação, o propósito de Deus esta estabelecido, então Deus agora chama Moizes ao monte e dá a Moizes as leis, (Êxodo 19:3 ) Deus agora começa a tratar com Israel como povo, uma nação, já não é mais a família de Jacó, é uma nação, nação eleita para servir a Deus, e toda nação tem a sua constituição, suas leis, regras, deveres e obrigações individuais e coletiva, Deus é o Governo e Moizes o líder, o porta voz de Deus, então Deus dá a Moizes as leis e exige do povo exclusividade - Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo(Levítico 11:45), e como beneficio pela exclusividade, Deus empenha sua palavra de fazer do seu povo um povo abençoado, um povo prospero, um povo sem enfermidades, Deus queria fazer de Israel uma nação que causaria inveja a qualquer outro povo, porque? Porque só Deus tem todo poder, (Salmos 24:1) - DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Só Deus poderia fazer coisas que nenhum outro deus poderia fazer. (Continue no proximo)

Pr Josias pereira de assis

presidente do Ministério da Reconciliação

Postagens mais visitadas deste blog