Não venda sua vinha

(I Reis 21:6) - E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Não te darei a minha vinha.
         O texto que acabamos de ler, narra a historia de um homem chamado Nabote, este homem chamado Nabote havia herdado de seus pais uma vinha, e esta vinha estava localizada ao lado do palácio do rei de Samaria.
        Certo dia Acabe rei de Samaria desejou possuir a vinha de Nabote,  então o rei Acabe foi ate Nabote, e lhe disse;  (I Reis 21:2) - Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro, e Nabote lhe respondeu o seguinte; Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
Ao ouvir de Nabote que não lhe daria a sua vinha, Acabe foi-se para casa muito desgostoso, triste deitou se e não comia. Passamos  analisar alguns pontos deste episódio e tirar dele alguns princípios básicos para nossa vida com Deus e conosco. Primeiro Nabote havia herdado a vinha de seus pais, esse foi o sentimento que levou Nabote a não abrir mão de sua vinha, e não o valor material,  Quem sabe a vinha que o rei ofereceu em troca fosse mil vezes melhor do que a vinha de Nabote, mas Nabote não abriu mão de sua vinha, pois era uma herança que recebera de seus pais. Trazendo para os dias de hoje, a vinha de Nabote representa a sua vida, o palácio do rei representa o mundo e suas concupiscências, e Acabe representa satanás. A nossa vida é uma herança que Deus o nosso pai celestial nos Deu, e nós não podemos abrir mão dela por nada, absolutamente nada. Acabe, tipo de “satanás” vai fazer de tudo pra tira La de você, mas aprenda com Nabote, diga;   Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a minha herança .  Veja que a nossa vida, partindo do principio que fizemos uma aliança com Deus, não vivemos mais em conformidades com este mundo, andamos na contra mão desse sistema cujos pensamentos são oriundos da mente de satanás,

Primeiro a vinha era uma herança de seu pai. Então não esqueça isto, a sua vida é uma herança de seu pai celestial. Segundo; a vinha de Nabote estava ao lado do palácio, vizinha, do lado de fora e não dentro do palácio. Da mesma forma nós que temos uma aliança com Deus estamos fora desse sistema mundano gerenciado por satanás,
 A própria palavra Eclésia de onde deriva a palavra igreja tem como significado, “tirado de dentro para fora”, com a conotação de que  fomos tirados de dentro do mundo para fora,  Você não pertence a este mundo, sua vida não tem nada a vê com esse mundo, veja o que diz as escrituras em Romanos 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Se você quer experimentar a boa, a agradável e perfeita vontade de Deus em sua vida, você não pode está dentro do palácio de satanás.

Primeiro a vinha era uma herança Segundo esta do lado de fora do palácio Terceiro; Acabe estava de olho na vinha de Nabote
Satanás esta de olho na sua vida. Não esta escrito, mas pode ser que tenha sido desejo a primeira vista, mas quem sabe acabe já vinha desejando, namorando, paquerando, imaginando tomar posse da vinha de Nabote. Meu irmão, não tenha duvidas, o diabo esta de olho na sua vida. Atente pra isso, com certeza ele esta maquinando um jeito de tomar a sua herança. E ele não vai poupar esforços para tirar de você aquilo de mais precioso  você tem que é a vida que Deus lhe Deu. Quando eu falo de vida, não estou me referindo ao fôlego de vida, ao estar vivo em si. Estou falando da comunhão com Deus, a paz de espírito, o gozo da salvação e a presença de Deus em sua vida.
É isso que satanás quer tirar de você. Acabe chegou para Nabote e lhe disse; Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Acabe ofereceu outra vinha em troca. Como seria essa vinha que Acabe tinha para dar em troca pela vinha de Nabote. Seria essa vinha maior, melhor. Exatamente esta tem sido a oferta de satanás a muita gente. Da-me a tua vida e lhe darei outra em troca. Que vida satanás teria para lhe oferecer. Quantas pessoas trocam a vida que herdou de Deus, por um momento de prazer, por coisas tão insignificantes. Pessoas que trocam Jesus por uma cerveja. Pessoas que trocam Jesus por um relacionamento fora dos parâmetros de Deus Pessoas que roçam Jesus por uma porta ilícita que se abre diante dela é muito dinheiro, me deixa arrumar minha vida, depois eu volto pra Jesus, antes de você aceitar esta proposta do diabo, procure alguém que fez isso e pergunte a ela se valeu apena. Conheço pessoas que estavam tão bem na presença de Deus e der repente conheceu uma pessoa foi viver com ela, abriu mão da herança, depois veio à decepção, o relacionamento não vingou, houve a separação e a pessoa teve que pagar um preço altíssimo para rever a herança de Deus. Meu irmão seja qual for a oferta de satanás, não vale apena. Veja que Nabote ouviu a proposta de Acabe, mas ele nem quis da uma olhadinha na vinha que Acabe estava oferecendo em troca, quando satanás lhe fizer uma proposta dessas, querendo te dar outra vida em troca da vida que Deus lhe deu, não queira nem saber como poderia ser aquilo que satanás esta lhe oferecendo. Acabe ofereceu dinheiro a Nabote, e Nabote não quis nem saber quanto. Nabote disse a Acabe; Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Assim você deve proceder diante das tentações do diabo para roubar a sua herança. Não troque a sua salvação, a sua paz, a sua  comunhão com Deus por nada. Quantas pessoas vivendo uma vida de tristezas de angustia, as vezes ta num culto daqueles, abençoador e o pastor avisa, domingo é dia da ceia do senhor, depois de hinos maravilhosos que esta pessoa ouviu, da palavra poderosa que deixou ela entusiasmada, aquele anuncio da ceia parece uma facada certeira no coração, daí ela começa a lembrar que trocou a comunhão, a ceia, a vida que tinha pela vida que esta vivendo agora, sem paz de espírito, e toda hora o próprio satanás que ofereceu a ela aquele vida em troca da vida que ela tinha com Deus, fica jogando na cara dela, viu você agora não pode mais participar da ceia, você não pode mais cantar, viu olha lá o fulano no seu lugar, olha lá o seu instrumento na mão daquele camarada que toca menos que você, ééé´ você perdeu tudo.
Satanás sabe que Deus pode e vai te levantar, ele sabe que isso vai acontecer, mas o que ele queria e conseguiu, é te ver neste estado, de tristeza, amargura, sem paz, sem animo para nada, prostrado, caído diante de Deus, sendo censurado pelas pessoas que dizem, fulano era uma benção, olha o termo que usam com você, era, era, era isso, era aquilo, era uma benção, dirigia culto. Pregava. Dirigia oração, libertação, departamento, era um levita, profeta, tinha revelação,  olha pra ele agora, ta acabado, arruinado, sem graça, sem unção, sem poder, sem autoridade.

Satanás fez isso com você, e agora ele mesmo usa isso contra você.
Mas Deus ainda não abriu mão de você. Deus que levantar você com o dobro daquilo que outrora ele trouxe sobre sua vida. Quer devolver a você o gozo da salvação, a alegria de viver, a paz, a honra. Você ainda é útil na casa do Senhor Ele vai te usar e muito. Deus quer mudar a sua história. Hoje você pode ter um novo começo rumo a uma vida de vitórias, de sucesso espiritual. Escolhe hoje, ou você continua nesta vida de humilhação. Ou você entra pela porta da exaltação de Deus. E Deus não esta falando apenas com aqueles que estão afastado da casa DELE. Deus esta falando também com pessoas que estão dentro da casa Dele, mas não estão vivendo uma vida honrada, estão também sendo humilhado por satanás, pessoas que quando vem para a casa de Deus, satanás vem acusando elas da vida eu estão vivendo. Você hoje pode passar de humilhado á exaltado, honrado. Tome uma decisão hoje, de romper com essa vida longe da benção de Deus, o dia é hoje, hoje, levante-se do seu lugar, vem ao altar de Deus, renove a sua aliança com ele, deixe a vida que você esta levando de lado, tome uma nova direção para a sua vida. Ai alguém vai perguntar, pastor eu formei uma família, vou ter que me separar hoje, não eu não estou dizendo isso, mas você precisa hoje renovar a sua aliança com Deus e tomar a decisão de regularizar a sua vida, eu não sei quanto tempo você vai precisar para regularizar a sua situação, mas a decisão de mudar de vida é hoje, Deus esta esperando que você tome uma decisão hoje, o dia da decisão é hoje. Nabote não deixou para pensar no caso e depois da uma resposta ao rei Acabe, a resposta foi imediata. O rei Jesus esta esperando uma atitude sua hoje. Diz o texto que (I Reis 21:4) - Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Meu irmão; ate aqui a tristeza, a culpa, a incomodação, a indignação, a humilhação esta fazendo parte da sua vida.
Mas hoje você pode mudar de lado.
Quem foi embora pra casa angustiado foi Acabe.
Quem te que sair daqui triste é satanás.
Quem tem que sair daqui derrotado é satanás.
Quem tem que ficar triste é ele.
Você não pode sair daqui carregando essa carga de amargura.


Deixe esse fardo aqui no altar hoje, agora, e saia daqui vivendo uma nova historia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog