TESOUROS NOS CÉUS

 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mateus 6:19,20,21)  
O que Jesus de fato esta ensinando aqui neste texto? Seria Jesus contra as riquezas? Será que Jesus esta falando de dinheiro? O que você acha? Toda vez que ouvimos a citação desse texto, ele esta sempre ligado a dinheiro, a riquezas, a bens, é um dos textos fundamentais da teologia da pobreza. É Interessante que; ate os ambiciosos na sua ganância pelo dinheiro com ar de piedade usam este texto para arrancar o dinheiro de pessoas simples, fazem sermões levando as pessoas a darem às vezes ate o que não tem, a troco de uma interpretação totalmente equivocada.
Jesus começa falando sobre não dá esmola para que os outros vejam, ou seja: o verdadeiro servo de Deus ele não toca trombeta, o que ele faz de bem ao próximo ele faz sem nenhuma demonstração, há pessoas que entendeu tão bem esta pratica de Jesus que quando quer fazer o bem a alguém, manda outro levar de forma discreta e não dizer quem mandou porem aqueles que não entenderam essa prática de Jesus quando fazem alguma coisa a alguém, toca trombeta, faz pra todo mundo vê e divulga pra todos saber, Jesus diz, quando fizeres não deixe ninguém saber que você fez.
Jesus continua e agora ele vai ensinar, quando orares, ores sozinho, em pensamento, ninguém precisa ouvir a sua oração senão teu pai celestial. Quantas pessoas faz questão que o outro ouça a sua oração, Jesus chamou de fariseu (hipócrita) Jesus fala que não devemos ficar repetindo palavras, mostrando que nossa oração deve ser objetiva, e em seguida Jesus vai deixar para seus seguidores um modelo de oração que muitos insistem em fazê-la uma reza.
Na oração do pai nosso, Jesus começa abrir para aqueles que conseguem entender o que de fato ele veio fazer entre os homens, Jesus veio trazer o governo de Deus, o governo do céu, nessa oração esta a expressão “seja feita a tua vontade, aqui na terra como é no céu”  aqui esta o segredo que poucos  conseguem enxergar, que Jesus veio trazer um reino diferente de tudo o que há aqui na terra, só quem consegue entender isso vai entender o que ele quis dizer quando disse, “o meu reino não é desse mundo”
Paulo entendeu logo, ao ler Colossenses 3:1 - PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2) - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;  entendemos de que reino jesus estava falando, Jesus é o rei, o rei da glória Salmos 24:8 - Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. E o seu reino não é deste mundo “mundo sistema” sistema de coisas, pensamentos, projetos, ideias, as coisas aqui na terra não funcionam como no céu, e Jesus veio trazer o funcionamento do céu, e tudo diferente, quem é da terra não ama, que é do céu ama, quem é da terra é injusto, más quem é do céu é justo, quem é da terra pratica as coisas da terra, más quem é do céu pratica as coisas do céu, não se compara o reino do mundo como o reino do céu, reino do céu não é futuro, reino do céu é hoje, é aqui e agora, (Mateus 4:17) - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Lucas 17:21) - Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. O reino de Deus, ou o reino dos céus não vai chegar já chegou!!!
O reino de Deus já chegou, já esta entre nós, e é exatamente isso que Jesus esta falando, invista no reino de Deus e não no reino da terra, é preciso entender que a expressão reino dos céus e reino de Deus são a mesma coisa, é o mesmo reino, apenas Mateus como judeu prefere usar céus em lugar de Deus, quando que Marcos e Lucas que não eram judeus disseram Deus!  Más ambos estão falando de uma mesma coisa, reino dos céus ou reino de Deus significa “governo de Deus” Jesus veio trazer o governo de Deus aos homens, a vontade de Jesus que os homens sejam  governados por Deus.

Quando Jesus diz: Não ajunteis tesouros na terra, Jesus esta dizendo, não invista nesse reino injusto, nesse reino onde satanás é o governo, más invista tudo o que você puder no reino que é governado por Deus, ou seja, acumule riquezas no reino que é de cima, e não no reino que é debaixo, o reino de baixo é corrupto, injusto, opressor, pecaminoso, é um sistema de morte, as pessoas não amam, as pessoas se matam, tudo que Deus abomina pertence ao reino da terra, então Jesus esta dizendo, vocês não são deste mundo (João 17:16) - Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Eu não pertenço a este mundo, você não pertence a este mundo, portanto não invista neste mundo, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mateus 6:19,20,21)  se você se envolver com esse mundo, isto significa que você pertence a este mundo, logo o teu coração pertence a este mundo. Pensar nas coisas que são de cima significa que; tudo o que você fizer é segundo o padrão do céu e não conforme o padrão da terra esse é o sentido da palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog